Press Release

Simpósio Internacional discute a preservação de serviços ecossistêmicos

 

Evento acontece nos dias 2, 3 e 4 de dezembro e contará com a participação de especialistas brasileiros e internacionais

 

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) reunirá grandes pesquisadores nacionais e internacionais durante o X Eugen Warming Lectures in Evolutionary Ecology – Biodiversity and ecosystem services in the tropics – now and beyond, que será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2014.

 

O evento, que chega à sua décima edição, se consolidou ao longo dos anos trazendo para o Brasil os expoentes nas áreas de ecologia e evolução. Neste ano, o objetivo é discutir as mais recentes teorias e experiências sobre funções e serviços ecossistêmicos nos trópicos, além das dimensões sociais dos recursos naturais e suas conseqüências econômicas e políticas.

 

Entre as presenças confirmadas está Rudolf De Groot (Wageningen University, Holanda), que apresentará as bases da ciência dos serviços ecossistêmicos e do pagamento por serviços ambientais. De Groot é autor de vários trabalhos científicos, incluindo um dos mais importantes artigos na área, publicado na revista científica Nature. Nele, o valor de serviços prestados pela natureza como regulação climática, fornecimento de água, formação de solo, polinização, controle de pragas, fornecimento de matérias-primas, etc. são estimados em termos monetários, para todo o planeta.

 

O evento também contará com a participação Philip Fearnside (Instituto de Pesquisas da Amazônia, Brasil), que se dedica ao estudo de processos ecológicos na Amazônia. O biólogo dividiu o prêmio Nobel da Paz com Al Gore e cerca de 3.000 cientistas que trabalharam no Painel Intergovernamental em Mudanças Climáticas (IPCC), e trará para o simpósio a discussão sobre o fornecimento de serviços ecossistêmicos pela Amazônia e seu papel na regulagem do clima global.

         

Participará também do evento o economista ecológico Joshua Farley (University of Vermont, EUA), co-autor dos livros Ecological Economics: Principles and Applications, e Restoring Natural Capital: Financing and Valuation. No simpósio, ele irá discutir sobre economia ecológica, agricultura, serviços ecossistêmicos e sustentabilidade nos trópicos.

 

Outros temas abordados no simpósio serão: impactos das mudanças globais na conservação da biodiversidade e na manutenção dos serviços ecossistêmicos; economia e sustentabilidade; as funções desempenhadas por organismos (ex. abelhas e besouros) e seus benefícios para o ser-humano; estudos e programas desenvolvidos no Brasil.

 

 

 

Simpósio internacional 

X Eugen Warming Lectures in Evolutionary Ecology: Biodiversity and ecosystem services in the tropics – now and beyond

Quando: 2 a 4 de dezembro de 2014

Onde: Auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas II (CAD 2) –

Universidade Federal de Minas Gerais – Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha – Belo Horizonte – MG – Brasil

Informaçõeshttps://xeugenwarminglectures2014.wordpress.com/

Contato: seminarioxewl@gmail.com

Realização: Laboratório de Ecologia Evolutiva e Biodiversidade, ICB, UFMG (http://www.icb.ufmg.br/labs/leeb/)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s